Fotos por: BEA
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), participou na última semana de um encontro realizado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) com gerentes de Unidades de Conservação (UC's) do Estado.
Visando cumprir o planejamento de ações relacionadas à temporada de incêndios florestais, especificamente da fase de prevenção, foi repassado pelos militares do BEA aos gestores ambientais a necessidade de elaboração dos planos de prevenção daquelas unidades de conservação.
A confecção de tais documentos otimiza a ação de resposta dos militares, permitindo o conhecimento prévio da área; pontos de acessibilidade; disponibilidade de recursos existentes; número de propriedades limítrofes; áreas de risco; possibilidade de apoio; áreas com maior incidência histórica de incêndios; pontos adequados para realização de queimas prescritas e demais fatores que possam ser envolvidos numa situação de ocorrência de incêndio florestal.
E assim, possuindo o Estado de Mato Grosso o total de 47 UC's sob competência da SEMA, a integração entre o Órgão e o CBMMT demonstrada em atividades como essa é essencial, visando aumentar a prevenção aos incêndios florestais e, por consequência, a diminuição dos mesmos.
Na ocasião foram ainda repassados os meios de acionamentos em casos de ocorrências de incêndios nas áreas de preservação, bem como a organização, sistematização e organização do Corpo de Bombeiros Militar para a Temporada de Incêndios Florestais de 2022.