Foto por: 4ºBBM
Nessa terça-feira (05.04), por volta das 20h15min, o 4º Batalhão Bombeiro Militar (4ºBBM), foi acionado por solicitante que se apresentou como professora de Universidade Pública, declarando que um aluno do curso de farmácia derrubou acidentalmente em sala de aula, um frasco de 1 litro de produto químico, contendo ONU 2789 ácido acético – WIJS, vindo a se espalhar no chão da sala de aula, em Sinop – MT.
A solicitante e professora responsável pela aula em que decorreu o incidente, afirmou que de imediato o bloco do curso de farmácia foi evacuado até a chegada dos Bombeiros Militares do 4ºBBM. A guarnição dos Bombeiros Militares que compuseram a operação de produtos perigosos, chegaram ao local da ocorrência utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) sendo roupas encapsuladas apropriadas para reagentes químicos, e equipamentos respiratórios.
Foram observados os critérios presentes na Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ) sobre a solução que foi exposta em ambiente aberto, que se classificou como tóxico e corrosivo. Somente após estes protocolos, a guarnição do 4ºBBM realizou a contenção, o manuseio e a remoção do material contaminante, em seguida se prosseguiu a lavagem do local afetado pelo produto químico. A guarnição finalizou o atendimento orientando os funcionários a manter o local isolado e ventilado, durante as próximas 12 horas. Não houve vítimas durante o incidente químico.