Emergência 193

Notícias

FORMATURA EM APH

Bombeiros Militares do CBMMT formaram no 3º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, em Rondonópolis-MT

06/04/2022 - 09:24
O curso teve duração de 3 semanas e formou 23 Militares e 1 socorrista do Samu, a formatura ocorreu na presença de Militares e autoridades públicas
Estg. Letícia V. Haddad S. | CBMMT

 


Fotos por: CRBM-II

 

Nessa terça-feira (05.03), por volta das 09h00, se realizou a formatura dos Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiro do Estado de Mato Grosso (CBMMT), e com isso a finalização do 3º curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O curso teve duração de três semanas, o objetivo é a especialização e qualificação dos 23 Bombeiros Militares que participaram do curso de APH, visando o melhor desempenho dos Militares em operações de Busca Resgate e Salvamento, a formatura foi realizada no Auditório Sesi Senai, em Rondonópolis-MT.

 

Os Bombeiros Militares do CBMMT que participaram do curso, tiveram acesso aos temas recorrentes dos protocolos e procedimentos pré-hospitalares, para as vítimas que precisam de atendimento APH durante o resgate. As matérias foram de biossegurança, anatomia, fisiologia, avaliação da cena e a cinemática do trauma, assistência de parto e cuidados com recém-nascidos, além de emergências clínicas e acidentes com múltiplas vítimas, bem como a remoção e o transporte destas vítimas em viatura Unidade Resgate (UR).

 

 

Os representantes do curso em APH, presentes durante a formatura foram os Militares:  Cmt Cel BM Vanderlei Bonoto Cante - Comando Regional Bombeiro Militar – II, o Secretário de Apoio de Segurança Pública Municipal srº  Biliu, o Vereador Sub Ten Carlos Alberto Guinâncio, o médico e coordenador do Samu Dr. Heusnan, o Ten Cel BM Fabrício Gomes da Costa, o Comandante do 5º Batalhão Polícia Militar TC PM Gleber Candido Moreno, o Diretor da Universidade federal de Rondonópolis o srº Ronei, e alguns representantes da Defesa Civil Municipal, além dos familiares dos formandos do 3º curso de Atendimento pré-Hospitalar (APH).

 

O curso veio ofertando o estágio supervisionado em ambulâncias do Samu, na maternidade da Santa Casa de Rondonópolis-MT e na Unidade de Pronto Atendimento de Rondonópolis. Os socorristas em APH formados neste curso, realizaram atividades que simulam colisão frontal entre dois veículos de porte grande, um ônibus e um caminhão, com início de incêndio. A cena foi montada para que os Bombeiros Militares possam assimilar e se aproximar cada vez mais da realidade em circunstâncias reais de perigo, sendo orientados pelo protocolo de APH.

 

 

 

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!