Foto por 2ºBBM
Nesse sábado (02.04), por volta das 08h00, foi solicitado pela srª Maria C. F. V., familiar da vítima, para que o 2º Batalhão Bombeiro Militar (2ºBBM) prestasse o atendimento de Buscas Terrestres. Referente a ocorrência de um senhor de 76 anos que se perdeu em zona rural, na comunidade Sadia, em Nossa Senhora do Livramento – MT.
O 2ºBBM se deslocou em duas viaturas Auto Rápido (AR), ambas contendo 3 Bombeiros Militares e um cão farejador especializado em Buscas Terrestres. Chegando ao local, foi coletado as informações com a familiar da vítima e também solicitante. A solicitante afirmou que a vítima trabalha como caseiro e vaqueiro em fazenda, área de zona rural. Ao término do expediente, retornando para sua residência montado a cavalo, o idoso teria se perdido e estava há algumas horas sem comunicação.
Acrescentou também que, durante o primeiro dia de buscas voluntárias pela vítima, foi encontrado o cavalo amarrado em perímetro do trajeto que o senhor faz em direção ao trabalho, mas que não houve êxito nas buscas voluntárias dos familiares. Decidindo acionar o Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso (CBMMT).
Os Bombeiros Militares do 2ºBBM iniciaram as buscas do idoso de 76 anos no sábado (02.04), em zona de mata, com a estratégia estipulada dentro de um raio de 500 metros, com a equipe dividida e empregando o cão farejador de Busca e Resgate. A equipe de Busca e Resgate Terrestres do 2ºBBM contou com apoio de voluntários e familiares, sendo possível varrer grande área na região, porém o idoso não foi localizado durante o primeiro dia de Buscas do CBMMT.
O segundo dia de buscas, no domingo (03.04), a tática utilizada pela guarnição do 2ºBBM foi modificada. Houve a separação das equipes de buscas em dois quadrantes. Esse tipo de divisão é delimitado em dois raios, onde uma equipe fica responsável por uma área, e outra efetua buscas em área oposta.
A vítima foi localizada com êxito pelos Bombeiros Militares, que encontrou o idoso desorientado e desidratado, durante o segundo dia de Buscas Terrestres, no domingo (03.04), por volta das 08h00, em área de zona rural, com o auxílio do cão farejador. A guarnição do 2ºBBM realizou atendimentos pré-hospitalares, e constou a integridade física da vítima, não havendo ferimentos.
Ao questionado, a vítima alegou que durante o retorno do expediente realizado a cavalo, veio a cair da montaria, batendo a cabeça e machucando o ombro, mas sem graves ferimentos. Sendo entregue posteriormente pela guarnição dos Bombeiros Militares em segurança aos familiares.